Mato Grosso, Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024     
Novo Portal
Mato Grosso debate etapa estadual da Conae 2010
Conae
Mato Grosso debate etapa estadual da Conae 2010
05/11/2009 16:40:27
por Coordenadoria de Comunicação Social

Mato Grosso constrói até a próxima sexta-feira (06.11) a educação que quer ver implantada nas salas de aulas do país, nos próximos dez anos. O debate é formulado na etapa estadual da Conferência Estadual de Educação (Conae). A discussão aberta nesta terça-feira (03.11) no Hotel Fazenda Mato Grosso reuniu secretários de Estado, Ságuas Moares (Educação) e Francisco Daltro (Ciência e Tecnologia), o governador em exercício, Silval Barbosa, representantes da educação pública e privada e membros da sociedade civil organizada.

Cerca de 600 delegados representando aproximadamente dez instituições públicas e civis participam dos debates para articular o Plano Nacional de Educação, em construção na Conae 2010, no mês de março, em Brasília. “A proposta é construirmos juntos as possibilidades e sonhos para a Educação”, declarou a presidente estadual da Conae em Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida.

“A discussão estadual representa um marco histórico na educação brasileira. Ela é a primeira a ser realizada unindo todas as modalidades de ensino”, declarou o secretário Ságuas Moraes. Conforme ele, esse é o melhor momento da educação brasileira. “Desde 2007 a sociedade vivencia oportunidades para discutir a educação em um regime de colaboração, em que participam os três entes federados”, disse.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro a importância do momento está na participação de todos na construção da educação de qualidade. Daltro destacou o compromisso do governo em interagir com essa construção no sentido de torná-la permanente. “O pensamento dessa conferência deve ser para a construção do futuro da educação, pública, e de qualidade”.

Durante as apresentações de abertura, o presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Alexandre Cesar (PT-MT) , ressaltou o esforço coletivo entre os segmentos sociais para a realização da etapa estadual da Conae. “Foram 15 conferências municipais nas quais foram eleitos 600 delegados garantindo a ampla discussão”, disse. Segundo Cesar, o esforço coletivo apresentará ao país o que Mato Grosso quer construir para a educação. “O Estado é reconhecido por posições de vanguarda na educação e isso se refletirá na discussão de 2010, em Brasília”.

O governador em exercício, Silval Barbosa, acredita que as propostas formuladas na discussão refletirão os anseios do Estado, representados no desejo dos 600 participantes. “Esse documento ganhará toda atenção do governo, pois registrará todas as propostas para desenvolver as políticas de governo”, destacou.

A abertura do evento foi seguida por uma aula magna ministrada pelo representante do Ministério da Educação, professor doutor Genuíno Bordignon. Na oportunidade, ele abordou com os presentes a importância do contexto histórico, o resgate de uma proposta preconizada em 1934 com os pioneiros da educação nova e implementada agora, em 2009, com os mesmos ideais. Segundo ele, o momento é o de “refletir sobre a educação” não apenas para Conae 2010, mas além dela. “Estamos instituindo uma nova lógica para mudar a realidade com sistemas mais articulados do que o existente”, disse.

A etapa estadual reuniu ainda os deputados estaduais Daltinho (PMDB-MT) e a deputada professora Vilma (PSB-MT), os representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso (Sintep-MT), Confederação dosTrabalhadores do Brasil (CTB), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (Une), além da secretária estadual da Conae-MT , professora Flávia Nogueira.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 140154
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada